Você precisa assistir Doctor Who.

Uma das primeiras séries de sucesso da BBC, e com certeza a mais intrigante e enigmática desde 1963: DOCTOR WHO.

Esse artigo é um explicatório geral sobre a segunda versão da série (2005 - presente), esclarecendo sobre do que ela se trata e analisando de forma ampla, para todos aqueles que tem dúvidas, assim como eu já tive. Assistindo a série em si você já entende tudo conforme o tempo, tanto que não darei spoilers nesse post e deixarei muitas coisas em aberto, mas é interessante já começar a assistir tendo uma noção da coisa!
Dado importante: Não é necessário assistir a primeira versão de 1963 para entender a de 2005.

Primeiramente deve-se ter em mente que Doctor Who é uma série de Ficção Cientifica e de raciocínio abrangente, explora todo o espaço-tempo de forma maleável, com viagens no tempo, paradoxos, tudo o que a humanidade já viveu (Guerra Mundial, A Queda de Tróia, etc), e o futuro, englobando todo o universo real, junto do fictício (porém a Terra como principal). A série protagoniza "O Doutor", um Time Lord do planeta Gallifrey, o último de sua espécie. Que nunca revela seu verdadeiro nome, por isso Doctor "Who".

E o que são os Time Lords (Senhores do Tempo)?
São seres não humanos, muito inteligentes e que podem interagir com todo o espaço-tempo, viajando por ele em sua TARDIS (espécie de máquina do tempo - extremamente complexa e irônica, tendo em vista que é materializada como um telefone britânico). Caso morram, imediatamente podem regenerar com outra aparência.



Nota importante: o nome "Doutor" não tem nada a ver com um médico humano. Não só quem desentende da série como personagens da mesma, confundem o conceito. 


Conforme as temporadas, esse Doutor entra em diversas aventuras junto de um(a) acompanhante humano(a) muito interessante, escolhido durante suas viagens, geralmente por sua genialidade ou motivo específico (afinal, tudo acontece por um motivo), mas o mais incrível disso é que se tratam de pessoas normais, simples como nós, que durante a trama intercalam com as ações do Doutor atuando de forma brilhante para a manutenção de toda a vida no universo.

Doctor Who é uma série que sempre passa por mudanças bruscas durante suas temporadas, alterando os acompanhantes, a abertura, a TARDIS e principalmente o ator do Doutor, dando um novo estilo às temporadas. Antes eu mencionei que o Doutor se regenera ao morrer, onde muda completamente sua aparência; quando esse evento ocorre o ator também muda, e isso é muito genial, pois cada um tem a sua forma de interpretar o Doutor e dar uma característica individual à ele. O mais incrível  é que mesmo com essas mudanças bruscas durante a série, ela continua excelente e ainda mais provocante.

(Pela primeira vez, em 2018 na sua 11ª temporada, o Doutor foi interpretado por uma atriz).

Sério, esses atores são apaixonantes.

2005-2018
Os Doutores são numerados conforme sua regeneração e consequente troca de ator, a série atual já começa sua contagem no 9° Doutor, isso porque os outros 8 fizeram parte da primeira versão da série britânica em 1963 até 1989.

A primeira temporada da série é mais uma reescrita da série antiga, portanto não é tão impactante em seus primeiros episódios, assim como diversas séries, demora um pouco para alcançar seu ponto na trama, mas para mim isso não foi um problema, tendo em vista que o ator do 9° Doutor é fenomenal e não te deixa abandonar série. Também tem o fator dos efeitos especiais serem bem mais simples por conta da época, mas que conforme as temporadas vão passando alcança a qualidade das produções televisivas atuais. Esse começo pode ser comparado à série Supernatural, que também é mais simples em suas primeiras temporadas e não se iguala às demais, por ter inicialmente um outro objetivo ou conceito diferente.


Outro ponto muito destacável da série é que em todo 25/12 eles transmitem um episódio especial de natal, que da continuidade à história de forma breve, mas que é exclusivo do feriado, ultrapassando os episódios padrões. Isto é, a temporada geralmente acaba meses antes do natal, e quando chega a data um episódio inédito pra matar a saudade com um novo mistério, seguindo a mesma linha de raciocínio da temporada, mas também introduzindo a próxima.

Na minha concepção, é meu dever divulgar essa série e fazer com que o número máximo de pessoas assista, a genialidade é tão absurda que com certeza vai aumentar seu QI e te fazer ver o mundo de outra forma, acima de aperfeiçoar seu inglês com o sotaque britânico maravilhoso que a série dispõe durante toda a trajetória. Eu ainda não acabei todas as temporadas, inclusive nem vi a nova (assim que eu assistir faço a crítica), mas mesmo assim tive logo que escrever esse post para relatar a minha satisfação imensa com essa série e esclarecer alguns pontos para todos que a desconheciam. Doctor Who é incrível durante todo o seu percurso e vale a pena demais de acompanhar, é uma experiência única! É Brilhante!


Além de colocar ótimos atores no mercado de trabalho definitivamente. Pois a grande maioria depois de atuar em Doctor Who, fez muito sucesso e conseguiu muitos outros papéis, diria que foram "descobertos", assim como atores de Game of Thrones e Breaking Bad.

Atualmente, Doctor Who é minha série favorita.
Minha nota: Brilhantemente 10/10.

Comentários