Titans - Temporada 1

DC TITANS.

Uma das maiores expectativas de 2018: TITANS, primeira original da DC Comics oficialmente e o inicio do seu Universo Televisivo individual (não contando com as séries da CW como Flash, Arrow, etc). A série conta com 11 episódios e já sofreu muita polêmica antes mesmo de ser lançada, com as fotos vazadas do figurino de seus personagens protagonistas, que parecia... talvez um pouco desleal à do desenho e dos quadrinhos.


A ideia que a série transmite logo em seus primeiros episódios é a abertura para uma trama inteligente e dificilmente abordada em outras adaptações, contando a história dos Titans desde o começo, se encontrando e vivendo sua primeira aventura, seguido de colapso e muito drama; realmente o desenvolvimento durante grande parte da temporada executa de forma intrigante toda a sua base apresentada, mas com muitos errinhos que somados, infelizmente causam certo incomodo durante o decorrer da trama e a formação dos personagens em âmbito geral.

Os principais erros foram cometidos em cima do explícito orçamento por parte da DC, que foi bem baixo, compreensível perante sua primeira produção... A questão não são nem os efeitos e a direção de arte, mas o investimento nas áreas erradas, talvez com menos episódios e deixando de lado algumas cenas desnecessárias, a série com certeza teria um desempenho muito melhor e arrecadaria bem mais sucesso à DC Universe logo de primeira. Eu particularmente simpatizei com a escolha de elenco, mas é bem visível admitir que as atuações não foram tão convincentes (principalmente em cenas de drama).

De forma geral, a série surpreendeu até que bastante trazendo um novo conceito e nostalgia para os antigos fãs dos desenhos (agora contando uma história em live action), com cenas de luta satisfatórias, construção de uma trama enigmática e explorar o passado dos personagens que sempre foram títulos de curiosidade em outras adaptações, como o Robin... mas que erra um pouco forçando muito a imagem do Batman, sempre mencionado e escondido pelas cenas de forma anônima. Um dos pontos mais altos da série com certeza foi contar toda a trajetória do Dick Grayson se tornando Robin e convivendo com Bruce Wayne em Gotham, mas não como foco da série, a importância que foi dada a esse núcleo em alguns momentos, pode ter sido até superior ao foco da série que é o encontro dos Titans e os mistérios que cercam a Ravena.

Mesmo já sabendo que essa adaptação não poderia ser executada sem o universo de Gotham e todos os seus vilões, provavelmente seria uma boa o formato de 8 episódios com maior precisão nos personagens principais; o orçamento seria muito melhor aproveitado... Mas para mim o maior erro cometido foi sua "season finale" que não resolveu absolutamente nada da temporada e só causou mais problema. Ok, o objetivo é introduzir o publico para a segunda temporada, e isso podia muito bem ter sido feito com um simples gancho chocante em seus últimos minutos, mas não, simplesmente os 11 episódios começaram a contar uma história e não terminaram, sem nenhuma conclusão momentânea, você acaba a temporada pensando: "ta, foi isso? cade o resto do episódio?". O que mais me chamou a atenção durante a temporada foi o núcleo do Mutano e a luta do Robin com seu presente/passado.

Entretanto, vale reconhecer o bom trabalho da DC em sua primeira original e nos orgulhar de que provavelmente está ascendendo na área televisiva, já nos mostrando um pouco do que é capaz com Titans. Recomendo a todos acompanhar a nova série e esperar por uma melhora gradativa durante seu próximo ano tendo em vista o sucesso do primeiro ano e o consequente melhor orçamento para a continuação. Titans tem sim potencial e pode acabar sendo uma das principais séries atuais, mas apenas se fugir dos erros cometidos.

Minha nota: 7.2

Comentários