Nesse ranking vou listar a minha ordem favorita de episódios de Black Mirror. Uma série de episódios independentes que explicita possibilidades futuras e tecnológicas que podem cercar o mundo, beneficiando ou não a humanidade. A listagem será feita de forma decrescente e eu adicionarei um breve comentário sobre cada um com uma nota independente. Atualmente a série contém 19 episódios + 1 especial interativo, contidos em 4 temporadas. SEM SPOILERS!
RANKING DOS EPISÓDIOS DE BLACK MIRROR:
20. SAN JUNIPERO (S03E04) - 4.8
Pra mim o pior episódio da série, conta a história de duas mulheres que podem acessar uma outra realidade além do seu mundo, San Junipero, onde só a festas, farra, etc. O conceito do episódio é bem legal, mas o desfecho é hipócrita e forçado.
19. ARKHANGEL (S04E02) - 6.2
Arkhangel é muito bom em sua essência e em questão de assunto abordado, se tratando de um novo aplicativo que pode controlar a vida do seu filho por um tablet, porém parece que a trama foi muito mal aproveitada e a "solução" é desastrada e desnecessária... ok, pode até ser chocante, mas é um choque gratuito, não pode ser justificado pela história, é só uma escapatória violenta e exagerada.
18. CROCODILE (S04E03) - 6.7
Se trata da trajetória de uma mãe com um passado obscuro, que tem de entrar novamente em ação cometendo absurdos durante o episódio todo, com cenas fortes e exageradas... A trama e o drama não são ruins, é até intrigante em certo ponto e você realmente quer ver no que vai dar, mas infelizmente eles deixam em aberto, apenas com um indicio de que haveria tal conclusão no futuro. Realmente insatisfatório.
17. METALHEAD (S04E05) - 7.0
O famoso episódio em preto e branco que todo mundo odeia. O interessante é que eu realmente não odiei, ele simplesmente não é tão bom quanto os outros. Num mundo pós apocalíptico cercado por robôs assassinos, um time se arrisca em uma missão impossível em busca de ******, e talvez por buscar isso, o público não goste, mas ao meu ver, tem certo significado e pureza em tudo que acontece. Só me irritou a dificuldade de enxergar algumas cenas no tom preto e branco.
16. THE WALDO MOMENT (S02E03) - 7.2
A bizarra história de um dublador que entra no mundo político com seu personagem animado, um urso azul que só fala e faz baixarias, onde espoe todas as suas ideologias em um jogo de mídia atraindo fãs e consequências sérias. O episódio em si não é ruim, mas é muito vago e tem um objetivo extremamente razoável.
15. HATED IN THE NATION (S03E06) - 7.5
Um verdadeiro drama psicológico que usa o Twitter para matar famosos que fazem cagada. O tema é realmente bem chamativo, mas na realidade as justificativas e acontecimentos são desinteressantes e não atingem o que queriam atingir. Era pra ser um episódio incrível, mas acaba caindo em muitos erros bobos.
14. PLAYTEST (S03E02) - 7.6
Outro episódio com tema super legal, tendo em vista que um jovem experimenta várias tecnologias em beta, que podem ser perigosas, entrando em varias realidades virtuais que podem colocar a sua vida real em risco. A trama é bem desenvolvida e o final é bem plot-twist, mas mesmo tendo toda essa base, acaba sendo muito desnecessário em algumas cenas e visuais dos inimigos.
13. MEN AGAINST FIRE (S03E05) - 7.8
A história de uma realidade apocalíptica por uma raça de monstros(?) que devem ser combatidos por uma espécie de exército em treinamento e modificada por aparelhos e técnicas tecnológicas. O conceito na verdade não é tão chamativo e não interessa muito por conta disso, mas a conclusão e a verdadeira realidade escondida por trás do episódio é arrepiante.
12. THE NATION ATHEM (S01E01) - 8.1
O episódio piloto da série. Uma história política e tentadora a respeito de um sequestro e as condições para que a vítima não seja assassinada... Uma questão humilhante e nojenta. Em sí o episódio é bem mais simples do que os demais e tem um desenvolvimento previsível, mas o que marca em si é o desfecho e as consequências para talvez, uma segunda vítima na história... oinc oinc.
11. WHITE CHRISTMAS (S02E04) - 8.4
Um especial de natal exclusivo da temporada 2 de Black Mirror, uma viagem muito louca e situações que você não espera, é bem legal assistir não somente pelo tema, mas simplesmente para ver o que a junção de manipulação e tecnologia avançada podem oferecer.
10. BE RIGHT BACK (S02E01) - 8.5
A história de luto de uma jovem que perde seu marido num acidente e que acaba tomando alternativas para passar pela dor, que acabam tomando medidas meio absurdas e erradas em questão de ética/moral. Bem interessante e perturbador.
9. WHITE BEAR (S02E02) - 8.5
Um episódio muito forte, que cria uma realidade que se repete todos os dias como penalidade à envolvida e protagonista do episódio. O mais interessante foi ver a reação das pessoas que a cercavam e interagiam com a situação, viciadas nos celulares e sendo extremamente frias com o ocorrido, apenas filmando tudo e compartilhando socialmente, como se não fosse nada.
8. THE ENTIRE HISTORY OF YOU (S01E03) - 8.8
Com certeza a tecnologia mais legal já apresentada (e que hoje já está até em desenvolvimento), sobre um aparelho que grava o seu dia todo, tornando uma "memória portátil" que você pode acessar e re-assistir a qualquer momento da sua história. O desfecho e o decorrer da trama te prendem muito e te mostram uma vida junto desse dispositivo, especificando todas as suas consequências e usos indevidos.
7. FIFTEEN MILLION MERITS (S01E02) - 9.0
Não é um episódio muito aclamado pelos fãs por se tratar de uma história bem aleatória e com consequências desorientadas, mas é um dos mais interessantes e com trama flexível que não te cansa em nenhum momento. A história situa um tipo de sistema, onde as pessoas são obrigadas a pedalar em bicicletas ergométricas para avançar na vida e ir conquistando as coisas, como se fosse um "dinheiro do jogo" e você fosse evoluindo. O protagonista e sua futura amiga lutam para conseguir desenvolver e o final é bem contrariador.
6. NOSEDIVE (S03E01) 9.4
A sociedade baseada em estrelas e status virtuais, a ponto de nem as luzes ascenderem se você não tiver certa popularidade e pontuação social, um mundo onde as pessoas te avaliam conforme suas ações (igual quando você avalia o Uber) e a somatória dessas avaliações determina quem você é e ao que você tem direito. Resumindo, uma mistura das redes sociais com a realidade. De longe um dos episódios mais inteligentes e chocantes, tendo em vista que isso realmente possa acontecer num futuro próximo.
5. SHUT UP AND DANCE (S03E03) - 9.5
A dramática trama gira em torno de pessoas que devem seguir ordens por chantagem; pessoas que fizeram algo de errado e foram pegas virtualmente por invasão de privacidade. As ordens são obviamente mortíferas e ilegais, lembrando bem a vibe de "Jogos Mortais", levadas todos a um mesmo lugar e sofrendo as consequências daquilo que fizeram. Punição Virtual.
4. BANDERSNATCH (S04ESP) - 9.5
A posição de Bandersnatch está situada em 4º lugar unicamente por conta de sua história e explorando todos os finais alternativos possíveis, a jogabilidade em si é bem interessante, mas se dependesse somente dela, a posição desse episódio no Ranking cairia muito. A trama central é baseada no desenvolvimento de jogos nos anos 80 e a vida agitada do protagonista em meio a todo o caos e loucura que o cerca. Muitas escolhas podem levar até mesmo a quebra da quarta parede ou situações ocasionais muito inteligentes que valem a pena serem exploradas.
3. BLACK MUSEUM (S04E06) - 9.7
O finale da quarta e mais recente temporada, engloba muitas referencias e situações explicativas dos demais episódios nos mínimos detalhes, abrindo a muitas teorias. Um episódio que no começo não mostra nada de tão uau, uma simples visita a um museu e a história de cada item lá situado, mas que de uma hora pra outra muda drasticamente e apresenta um desfecho impressionante.
2. HANG THE DJ (S04E04) - 10.0
Um sistema de encontros e relacionamentos um tanto quanto diferente, um mecanismo que junta casais e estabelece uma data de validade para o romance, tendo que ir trocando e trocando até escolher o casal perfeito. As coisas fogem do controle quando há um casal rebelde que começa a duvidar do sistema... Com toda certeza um dos episódios mais bonitos e geniais de Black Mirror diante da sua conclusão da história.
1. USS CALISTER (S04E01) - 10.0
Meu episódio favorito, além de um elenco sensacional que gosto já de outras séries, a comparação e semelhança com Star Trek, o ponto principal em tudo isso é a incrível história apresentada. Um grupo de desenvolvedores de jogos, novamente, mas dessa vez de forma muito tecnológica e avançada, tendo em vista que pode-se entrar no jogo, dentro de uma realidade virtual e fazer o que bem entender, nas mãos de um dos desenvolvedores. Os personagens dessa realidade mesmo sendo virtuais e artificiais, pensam e são imprevisíveis em toda a situação sofrida. Vale a pena demais conferir!
Conclusão: Black Mirror é top e merece sim a nossa atenção, os impactos e as reflexões de alguns episódios são necessários para a humanidade... e principalmente para evitar as situações ilustradas na série.
Minha nota para a série como um todo: 8.3
RANKING DOS EPISÓDIOS DE BLACK MIRROR:
20. SAN JUNIPERO (S03E04) - 4.8
Pra mim o pior episódio da série, conta a história de duas mulheres que podem acessar uma outra realidade além do seu mundo, San Junipero, onde só a festas, farra, etc. O conceito do episódio é bem legal, mas o desfecho é hipócrita e forçado.
19. ARKHANGEL (S04E02) - 6.2
Arkhangel é muito bom em sua essência e em questão de assunto abordado, se tratando de um novo aplicativo que pode controlar a vida do seu filho por um tablet, porém parece que a trama foi muito mal aproveitada e a "solução" é desastrada e desnecessária... ok, pode até ser chocante, mas é um choque gratuito, não pode ser justificado pela história, é só uma escapatória violenta e exagerada.
18. CROCODILE (S04E03) - 6.7
Se trata da trajetória de uma mãe com um passado obscuro, que tem de entrar novamente em ação cometendo absurdos durante o episódio todo, com cenas fortes e exageradas... A trama e o drama não são ruins, é até intrigante em certo ponto e você realmente quer ver no que vai dar, mas infelizmente eles deixam em aberto, apenas com um indicio de que haveria tal conclusão no futuro. Realmente insatisfatório.
17. METALHEAD (S04E05) - 7.0
O famoso episódio em preto e branco que todo mundo odeia. O interessante é que eu realmente não odiei, ele simplesmente não é tão bom quanto os outros. Num mundo pós apocalíptico cercado por robôs assassinos, um time se arrisca em uma missão impossível em busca de ******, e talvez por buscar isso, o público não goste, mas ao meu ver, tem certo significado e pureza em tudo que acontece. Só me irritou a dificuldade de enxergar algumas cenas no tom preto e branco.
16. THE WALDO MOMENT (S02E03) - 7.2
A bizarra história de um dublador que entra no mundo político com seu personagem animado, um urso azul que só fala e faz baixarias, onde espoe todas as suas ideologias em um jogo de mídia atraindo fãs e consequências sérias. O episódio em si não é ruim, mas é muito vago e tem um objetivo extremamente razoável.
15. HATED IN THE NATION (S03E06) - 7.5
Um verdadeiro drama psicológico que usa o Twitter para matar famosos que fazem cagada. O tema é realmente bem chamativo, mas na realidade as justificativas e acontecimentos são desinteressantes e não atingem o que queriam atingir. Era pra ser um episódio incrível, mas acaba caindo em muitos erros bobos.
14. PLAYTEST (S03E02) - 7.6
Outro episódio com tema super legal, tendo em vista que um jovem experimenta várias tecnologias em beta, que podem ser perigosas, entrando em varias realidades virtuais que podem colocar a sua vida real em risco. A trama é bem desenvolvida e o final é bem plot-twist, mas mesmo tendo toda essa base, acaba sendo muito desnecessário em algumas cenas e visuais dos inimigos.
13. MEN AGAINST FIRE (S03E05) - 7.8
A história de uma realidade apocalíptica por uma raça de monstros(?) que devem ser combatidos por uma espécie de exército em treinamento e modificada por aparelhos e técnicas tecnológicas. O conceito na verdade não é tão chamativo e não interessa muito por conta disso, mas a conclusão e a verdadeira realidade escondida por trás do episódio é arrepiante.
12. THE NATION ATHEM (S01E01) - 8.1
O episódio piloto da série. Uma história política e tentadora a respeito de um sequestro e as condições para que a vítima não seja assassinada... Uma questão humilhante e nojenta. Em sí o episódio é bem mais simples do que os demais e tem um desenvolvimento previsível, mas o que marca em si é o desfecho e as consequências para talvez, uma segunda vítima na história... oinc oinc.
11. WHITE CHRISTMAS (S02E04) - 8.4
Um especial de natal exclusivo da temporada 2 de Black Mirror, uma viagem muito louca e situações que você não espera, é bem legal assistir não somente pelo tema, mas simplesmente para ver o que a junção de manipulação e tecnologia avançada podem oferecer.
10. BE RIGHT BACK (S02E01) - 8.5
A história de luto de uma jovem que perde seu marido num acidente e que acaba tomando alternativas para passar pela dor, que acabam tomando medidas meio absurdas e erradas em questão de ética/moral. Bem interessante e perturbador.
9. WHITE BEAR (S02E02) - 8.5
Um episódio muito forte, que cria uma realidade que se repete todos os dias como penalidade à envolvida e protagonista do episódio. O mais interessante foi ver a reação das pessoas que a cercavam e interagiam com a situação, viciadas nos celulares e sendo extremamente frias com o ocorrido, apenas filmando tudo e compartilhando socialmente, como se não fosse nada.
8. THE ENTIRE HISTORY OF YOU (S01E03) - 8.8
Com certeza a tecnologia mais legal já apresentada (e que hoje já está até em desenvolvimento), sobre um aparelho que grava o seu dia todo, tornando uma "memória portátil" que você pode acessar e re-assistir a qualquer momento da sua história. O desfecho e o decorrer da trama te prendem muito e te mostram uma vida junto desse dispositivo, especificando todas as suas consequências e usos indevidos.
7. FIFTEEN MILLION MERITS (S01E02) - 9.0
Não é um episódio muito aclamado pelos fãs por se tratar de uma história bem aleatória e com consequências desorientadas, mas é um dos mais interessantes e com trama flexível que não te cansa em nenhum momento. A história situa um tipo de sistema, onde as pessoas são obrigadas a pedalar em bicicletas ergométricas para avançar na vida e ir conquistando as coisas, como se fosse um "dinheiro do jogo" e você fosse evoluindo. O protagonista e sua futura amiga lutam para conseguir desenvolver e o final é bem contrariador.
6. NOSEDIVE (S03E01) 9.4
A sociedade baseada em estrelas e status virtuais, a ponto de nem as luzes ascenderem se você não tiver certa popularidade e pontuação social, um mundo onde as pessoas te avaliam conforme suas ações (igual quando você avalia o Uber) e a somatória dessas avaliações determina quem você é e ao que você tem direito. Resumindo, uma mistura das redes sociais com a realidade. De longe um dos episódios mais inteligentes e chocantes, tendo em vista que isso realmente possa acontecer num futuro próximo.
5. SHUT UP AND DANCE (S03E03) - 9.5
A dramática trama gira em torno de pessoas que devem seguir ordens por chantagem; pessoas que fizeram algo de errado e foram pegas virtualmente por invasão de privacidade. As ordens são obviamente mortíferas e ilegais, lembrando bem a vibe de "Jogos Mortais", levadas todos a um mesmo lugar e sofrendo as consequências daquilo que fizeram. Punição Virtual.
4. BANDERSNATCH (S04ESP) - 9.5
A posição de Bandersnatch está situada em 4º lugar unicamente por conta de sua história e explorando todos os finais alternativos possíveis, a jogabilidade em si é bem interessante, mas se dependesse somente dela, a posição desse episódio no Ranking cairia muito. A trama central é baseada no desenvolvimento de jogos nos anos 80 e a vida agitada do protagonista em meio a todo o caos e loucura que o cerca. Muitas escolhas podem levar até mesmo a quebra da quarta parede ou situações ocasionais muito inteligentes que valem a pena serem exploradas.
3. BLACK MUSEUM (S04E06) - 9.7
O finale da quarta e mais recente temporada, engloba muitas referencias e situações explicativas dos demais episódios nos mínimos detalhes, abrindo a muitas teorias. Um episódio que no começo não mostra nada de tão uau, uma simples visita a um museu e a história de cada item lá situado, mas que de uma hora pra outra muda drasticamente e apresenta um desfecho impressionante.
2. HANG THE DJ (S04E04) - 10.0
Um sistema de encontros e relacionamentos um tanto quanto diferente, um mecanismo que junta casais e estabelece uma data de validade para o romance, tendo que ir trocando e trocando até escolher o casal perfeito. As coisas fogem do controle quando há um casal rebelde que começa a duvidar do sistema... Com toda certeza um dos episódios mais bonitos e geniais de Black Mirror diante da sua conclusão da história.
1. USS CALISTER (S04E01) - 10.0
Meu episódio favorito, além de um elenco sensacional que gosto já de outras séries, a comparação e semelhança com Star Trek, o ponto principal em tudo isso é a incrível história apresentada. Um grupo de desenvolvedores de jogos, novamente, mas dessa vez de forma muito tecnológica e avançada, tendo em vista que pode-se entrar no jogo, dentro de uma realidade virtual e fazer o que bem entender, nas mãos de um dos desenvolvedores. Os personagens dessa realidade mesmo sendo virtuais e artificiais, pensam e são imprevisíveis em toda a situação sofrida. Vale a pena demais conferir!
Conclusão: Black Mirror é top e merece sim a nossa atenção, os impactos e as reflexões de alguns episódios são necessários para a humanidade... e principalmente para evitar as situações ilustradas na série.
Minha nota para a série como um todo: 8.3
Comentários
Postar um comentário