O Mecanismo - Temporada 2

Uma das mais polêmicas obras brasileiras, apresentando:



  Eu nunca fui fã de série/filme brasileiro, mesmo admitindo que existem sim obras boas, nunca tive vontade por influência da infortuna qualidade brasileira... porém, O Mecanismo é um seriado brasileiro bom e chega bem próximo de se enquadrar no nível de qualidade atual da TV americana (afinal também pertencemos ao continente).

  Bom, a série é uma releitura do ocorrido Lava Jato, explanando toda a nossa política suja e os atos corruptos de Brasília; sei que parece chato porque tudo que se trata do nosso país em questões mais sérias hoje em dia é desinteressante para a maior parte da geração, mas ei! de uma chance, por cima do aprendizado de lógica presente na série, ainda é um profundo drama em cima do psicológico de todos os envolvidos.

  E nessa segunda temporada não foi diferente; diria que até superou o primeiro ano, e sabe por que?  O segundo ano foi basicamente formado de ficção, fugiram da nossa imundice deprimente; porém o problema foi que algumas frases foram um pouco duvidosas... Focando no impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (na série Janete Ruskov - sim, é bem cômico a semelhança de nomes - aliás, todos os personagens fazem alusão a políticos brasileiros, respectivamente) e todos os escândalos que cercam o nosso país. A imparcialidade foi incerta e além disso, concluiu com uma situação reflexiva diferente da base que a série apresenta, fugindo ao particular dos personagens.

  O criador/produtor José Padilha acaba sendo incoerente em certos momentos de acordo com a ideologia que prega na série, contando com a ausência da mesma simultaneamente. Percebi que o Juiz Moro - Rigo - foi caracterizado como vilão (provavelmente por conta dos desentendimentos que o criador da série tem com o Juiz) em muitos momentos quando a história focou na corrupção do Lula - Gino -, que também é enfatizado como herói nacional. Resumindo, a "adaptação" foge muito da nossa história, principalmente aos envolvidos - nós - que as vezes fomos colocados como meros cegos manipuláveis! (de ambos os polos políticos) ***portanto não assista com o intuito de entender política/história brasileira***.

  Por ser uma série ORIGINAL Netflix, que aliás destaco a importância desse investimento na nossa cultura, foi esperado uma qualidade absurda de produção e atuação, quando na verdade é razoável. E por que? Nossos atores/atrizes não desempenham a mesma qualidade que outros a fora; nosso país já aceitou que somos colocados sempre de lado e simplesmente não consegue alcançar níveis como o Selton Mello alcançou, apresentando uma excelente interpretação do protagonista, semelhante a nomes da TV americana/europeia, que hoje são as nossas potências televisivas. Pelo menos a fotografia foi bem feita, a trilha sonora é bem construída, e um principal ponto: uma abertura que é incrível... kkkkkk.

  Foco: O Mecanismo é uma adaptação, tem muitas falhas, erros e coisas mal colocadas, A POLÍTICA BRASILEIRA VAI MUITO ALÉM DO QUE FOI COLOCADO NA SÉRIE! 
  Se você leva em conta o aprendizado político, aqui está um vídeo desmentindo algumas situações recorrentes da trama. Acesse o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=v-dKBTbSwQk. "As MENTIRAS de O Mecanismo - Netflix" (MamaeFalei) -- Sou imparcial em relação ao canal, mas o vídeo é muito bem explicativo se você desconsiderar a humilhação desnecessária em alguns pontos que o mesmo faz sobre a série.

SOMATÓRIA GERAL e seus quesitos: 

  Trama - 8/10
(construção da temporada)

  Atuação - 6.5/10 
-Com exceção do Selton Mello e mais alguns, que foram 9/10.
(identidade dos personagens)  

  Conclusão - 8.5/10
(final e gancho para próxima temporada/ou não) 

  Direção de Arte - 9/10
(trilha sonora, efeitos e fotografia) 

  História Original - 7/10
-Foge sim, porque ninguém nunca se interessou antes em trabalhar nossa política em alguma série, portanto essa temporada foi muito incerta em quesitos de respeitar a dinâmica da temporada anterior.
(se foge de clichês/modelo já visto) 

  Enchimento de Linguiça - 7.5/10
(sendo 0 muita encheção e 10 pouca) 

Média -- 7.8  (bom).
É isso, eu gostei bastante até pesquisar e perceber que nem tudo é o que parece e a série tem tendencias sim a fugir da imparcialidade, tendo em vista seu criador e alguns momentos desconfortáveis diante do que vivemos... Pode ter sido uma série feita pra "gringo vê".





Comentários